Os exames de proficiência podem ser solicitados para a realização de um intercâmbio, para o ingresso em programas de Mestrado e Doutorado e, ainda, por empresas que exigem fluência no idioma estrangeiro.
A língua estrangeira está presente em uma série de etapas que os alunos podem enfrentar. Uma segunda língua é exigida desde os processos seletivos para ingresso nas faculdades, no Enem, até em vagas de emprego.
Porém em alguns casos, não basta somente “saber”: é preciso “provar” que sabe. Daí a importância dos certificados de proficiência em línguas.
O certificado em inglês ainda é o mais pedido, principalmente por universidades no exterior que oferecem intercâmbio, empresas que requerem uma segunda língua, ou mesmo escolas e institutos brasileiros que exigem a fluência no idioma.
O TOEIC Bridge é uma versão simplificada do exame TOEIC (Test of English for International Communication), projetada para avaliar o nível inicial e intermediário de proficiência em inglês de estudantes e profissionais. Ele é ideal para aqueles que estão começando a aprender inglês ou que precisam medir seu progresso antes de avançar para exames mais complexos, como o próprio TOEIC.
Principais características do TOEIC Bridge:
- Foco: Avalia a compreensão auditiva (listening) e leitura (reading).
- Nível: Destinado a estudantes com níveis entre básico e intermediário (A1 a B1 no CEFR – Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas).
- Formato:
- Listening (Compreensão Auditiva): 50 questões, duração de aproximadamente 25 minutos.
- Reading (Leitura): 50 questões, duração de aproximadamente 35 minutos.
- Total: 100 questões de múltipla escolha em cerca de 1 hora de prova.
O exame é utilizado por escolas, universidades e empresas para avaliar a proficiência de candidatos e funcionários em um ambiente internacional. Além disso, pode ser um primeiro passo para quem deseja futuramente prestar o TOEIC tradicional, que avalia níveis mais avançados de inglês.
A maioria das ETECs oferecem o exame gratuitamente. CONVERSE COM SEU PROFESSOR OU PROFESSORA DE INGLÊS.