Estudantes de São José dos Campos recebem astronautas.

São José dos Campos realizou hoje na Arena Farmaconde mais grande evento relacionado ao Space Studies Program. Um dos maiores eventos de estudos espaciais do mundo. Com duração de nove semanas, o programa é reconhecido por oferecer um dos mais importantes e completos programas de treinamento do setor aeroespacial

O evento foi maravilhoso em sua organização e atingiu um de seus objetivos que é levar a Ciência Espacial para jovens estudantes. Milhares de alunos das escolas públicas e particulares de São José dos Campos tiveram o privilégio de ouvir os relatos de dois astronautas.

O Canadense Robert Thirsk, um dos mais experientes astronautas da Nasa, e Sian Proctor, primeira mulher afro-americana a pilotar uma espaçonave. Contaram suas histórias de vida para mais de 3000 jovens estudantes e convidados.

Destacaram-se na participação do evento as jovens estudantes de 12 anos de idade que fizeram a tradução das falas dos estrangeiros.

Atuando como verdadeiras profissionais da tradução as alunas Sofia e Gabriela do Instituto Alpha Lumem deram um show de competência no uso da língua inglesa e capacidade de apresentação.

A plateia também teve a honra de receber uma mensagem especial em vídeo, diretamente dos astronautas chineses que estão na estação espacial. Durante a apresentação conhecemos um pouco dos motivos e os novos planos de levar o homem novamente a lua em 2024. Corrigindo, homens e mulheres, porque desta vez teremos uma mulher que fará parte da próxima viagem a lua.

A norte-americana Christina Kochde 44 anos, foi a primeira a ser nomeada como especialista da missão a Lua. Ela foi selecionada como astronauta da Nasa em 2013 e serviu como engenheira de voo na Estação Espacial Internacional (ISS) para as Expedições 59, 60 e 61.

O Space Studies Program terá a duração de nove semanas com inúmeras atividades relacionadas ao programa espacial.

O programa contará com a presença de renomados especialistas e autoridades no campo da exploração espacial. Dentre os apoiadores do programa estão o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) sediarão as aulas do programa. Os alunos terão acesso a uma ampla gama de disciplinas, que abrange desde tecnologias e ciências espaciais até política espacial e empreendedorismo.

International Space University (ISU) é a instituição organizadora do SSP e tem desempenhado um papel fundamental na formação de profissionais qualificados no setor espacial ao redor do mundo. O programa visa não apenas fornecer conhecimentos teóricos, mas também promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os participantes.

Para conhecer a programação completa acesse este link:

Prefeitura de São José dos Campos (sjc.sp.gov.br)

Photo by: Instituto Alpha Lumen
Photo by: Nilo Vieira – Os astronautas e as jovens tradutoras.
Categorias: Ciências Sem Fronteiras, Notícias - Brasil | Tags: , , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.