Instrução Normativa para alunos em intercâmbio é publicada no Diário Oficial

A Instrução Normativa que regulamenta a situação acadêmica dos alunos do Centro Paula Souza em intercâmbio no exterior, foi publicada hoje  no Diário Oficial de São Paulo.

  • Clique na imagem abaixo:

Categorias: Intercâmbio | Tags: , | 4 Comentários

Navegação de Posts

4 opiniões sobre “Instrução Normativa para alunos em intercâmbio é publicada no Diário Oficial

  1. Carlos

    Prezados, bom dia!

    Estudo em uma universidade particular, e recentemente pleiteei uma bolsa de estudos no exterior através do Programa Ciência sem fronteiras.
    Hoje eu curso o 7º semestre e ao finalizá-lo, só me faltaria cursar duas disciplinas referentes ao 8º e último semestre. O principal empecilho que a faculdade coloca é que houve uma mudança na grade do curso, sendo que quando eu retornar do intercâmbio, a grade que ingressei não estará mais vigente. Entretanto, as duas disciplinas que deixaria pendentes ainda permanecem na grade nova. Ou seja, mesmo que eu não tenho os créditos computados das disciplinas cursadas no exterior, eu poderia simplesmente fazer as duas disciplinas que faltam segundo a grade que ingressei e finalizar o curso, ressaltando que elas permanecem na grade atual, logo não teria qualquer necessidade de adaptação ou algo do tipo.

    Porém a faculdade propõe que eu faça todas as disciplinas da grade nova que não tem correspondência com a minha grade, em outras palavras seriam aproximadamente vinte matérias, mais de dois anos de curso. A justificativa da Belas Artes é que eles estão lidando com esses casos como se o aluno tivesse trancado a matrícula e estivesse retornando em uma grade diferente.

    Entrei em contato com o MEC através do portal online para tentar me informar se tem algum respaldo jurídico na posição da faculdade caso eles não pudessem emitir um diploma sem ser com a grade vigente ou alguma situação similar que condicionasse a instituição a agir dessa maneira, mas fui encaminhada para solicitar informações junto ao coordenador. Infelizmente os dois coordenadores destinados a isso, tanto o representante do meu curso, quanto o coordenador do programa Ciência sem fronteiras da faculdade, não sabem me informar quanto a alternativas a essa situação e têm evitado ao máximo qualquer contato, sem responder emails ou ligações.

    Estou buscando informações sobre a minha situação para tentar dialogar com a faculdade.

    Alguém poderia, por gentileza, me dar um caminho a ser trilhado??

    Obrigado.

  2. Lucas Fonseca

    Professor, um amigo me disse que a Fatec dá bolsas para o Canadá para bons alunos. E após ler esse artigo que fala de intercâmbio, gostaria de saber: a Fatec dá algum tipo de bolsa de intercâmbio (interna)? Se sim, como procedo para pleitear essa bolsa?
    Obrigado,
    att, Lucas

    • Ola Lucas,
      a Fatec premia a cada semestre o melhor aluno de cada unidade com um curso de ingles nos Estados Unidos, Inglaterra ou Nova Zelândia. O criterio de escolha do melhor aluno é com base nas notas de todas as disciplinas, contando do 1. ao 5. semestre. Só podem concorrer alunos de 6. semestre (para cursos de seis) que vão se formar. A viagem ocorre no semestre seguinte. Segredo. Tire ótimas notas em todas as disciplinas. A concorrência é sempre baixa.
      Good Luck!

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.