200 anos de relações bilaterais com a França

DIPLOMACIA

Lula e Macron consolidam nova fase da relação Brasil–França com agenda voltada à cultura, meio ambiente e diálogo político

Lula e Macron consolidam nova fase da relação Brasil–França com agenda voltada à cultura, meio ambiente e diálogo político

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron protagonizaram, nesta quinta-feira (5), um dia simbólico de fortalecimento das relações entre Brasil e França. A missão brasileira em Paris marca os avanços dos diálogos sobre meio ambiente, cultura, comércio, segurança, ciência e transição energética. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, integrou a comitiva oficial e participou dos compromissos ao lado de Lula.

“Esta visita de Estado é a primeira que um mandatário brasileiro faz à França em 13 anos. Algumas vertentes do relacionamento bilateral se enfraqueceram nesse período, como o diálogo político e o comércio. Minha presença aqui em Paris consolida essa reaproximação”, destacou o presidente Lula.

Parceria cultural

Ele também ressaltou a importância da parceria cultural entre os países. “Sei que podemos contar com a França. Em 2025, completamos 200 anos de relações bilaterais com o olhar voltado para o futuro. Essa construção conjunta passa pelo aprofundamento dos laços e do intercâmbio entre nossas sociedades. Esse é o propósito da atualização do Acordo de Cooperação Cultural assinada pela ministra Margareth Menezes. É, também, o espírito das centenas de eventos que ocorrem na França e no Brasil, desde abril, no âmbito das Jornadas Culturais Cruzadas, que o presidente Macron e eu decidimos lançar no ano passado”, completou.

O novo Acordo de Cooperação Cultural entre Brasil e França será assinado nesta sexta-feira (6), durante a continuação da visita de Estado. Atualizando o tratado original de 1948, o documento prevê ações conjuntas nas áreas de patrimônio, artes, audiovisual, livro, formação, economia criativa e direitos culturais. A proposta é ampliar o intercâmbio cultural entre os dois países e promover políticas inclusivas, sustentáveis e inovadoras no setor.

Fonte: www.gov.br/cultura

Você sabia que o Centro Paula Souza oferece cursos gratuitos de Francês?

A ARInter, em parceria com a Altissia, tem o prazer de anunciar uma nova oportunidade para professores e funcionários do Centro Paula Souza: cursos de idiomas online gratuitos oferecidos pela Plataforma Altissia.

O programa Altissia disponibiliza 25 opções de cursos de idiomas, incluindo inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, entre outros. Esta é uma chance valiosa para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades linguísticas.

As inscrições estão abertas até o dia 07 de julho e podem ser feitas exclusivamente pelo site da ARInter. Para mais informações e para se inscrever, visite:
https://arinter.cps.sp.gov.br/editais-abertos/

Categorias: centro paula souza, Ciências Sem Fronteiras, Notícias - Brasil, Notícias - França, Relações Exteriores | Tags: , , , , , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.