A EE Dep. Benedito Matarazzo de São José dos Campos teve o privilégio de receber entre seus estudantes, por quase um ano, três jovens paquistaneses: Zainab, Hassan e Houssen. Nesta semana eles se despediram dos colegas da escola porque retornam com sua família para o país natal, em virtude de o patriarca Sr. Naeen ter encerrado o seu contrato de trabalho no Brasil.
Os jovens paquistaneses fizeram um ótimo intercâmbio cultural em nossa cidade, aprenderam muito sobre a língua portuguesa e também conheceram nossa cultura e costumes. Os professores perceberam que o inverso poderia acontecer e por iniciativa dos professores, o Sr. Naeen e sua família foram convidados a fazerem uma apresentação falando sobre o Paquistão e a cultura islâmica
A língua materna dos paquistaneses é o Urdu e eles não falam português muito bem, por isso a palestra foi ministrada em inglês com tradução simultânea feita pelo professor de inglês Nilo Jeronimo Vieira.
A Jovem Zainab fez a apresentação falando sobre a geografia, cultura e tradições do país e seu pai falou sobre a religião muçulmana, a crise política e o terrorismo que infelizmente ainda assola aquela região.
A palestra alcançou seu objetivo que era mostrar aos alunos um Paquistão que não conhecemos através da nossa mídia televisiva. O Paquistão é um país com alto nível educacional e predominantemente de religião muçulmana. O Sr. Naeen fez questão de enfatizar que os Muçulmanos são seguidores da religião Islâmica. Islã, significa paz. Alá é Deus na religião islâmica e Maomé o grande profeta. Os muçulmanos são totalmente contra os atos de terrorismo que alguns grupos fazem e atribuem seus objetivos à religião. O Sr. Naeen afirmou que os verdadeiros muçulmanos pregam a paz.
Os estudantes da Escola Matarazzo ficaram muito satisfeitos em conhecer um novo Paquistão. Um País que possui praias, montanhas de neve, incentivo aos estudos, um número imenso de cientistas e acima de tudo um povo crente em Alá e em seu profeta Maomé.
Importante destacar também que toda a família se sentiu muito bem recebida na escola e também muito feliz em poder compartilhar o conhecimento sobre o seu país.
A escola cumpriu mais uma vez o seu papel social, desmitificar conceitos errados pré-estabelecidos e acima de tudo, colaborar para a paz mundial promovendo a integração, o conhecimento e o respeito pelas outras culturas e outros povos.

Prof. Nilo, Sr. Naeen e Família

Estudante Zainab apresentando o Paquistão
Parabéns a todos que participaram deste evento, pois conhecer e respeitar o próximo se faz necessário. Parabéns novamente!
Muito obrigado Christiane. Teremos um mundo mais junto quando aceitarmos e respeitarmos as diferentes culturas e opiniões.
Parabéns pela atitude de todos que participaram deste evento, pois conhecer e respeitar o outro se faz necessário. Parabéns, novamente!