Os coordenadores do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) nas instituições de ensino superior (IES) participaram, nesta quinta-feira, 30, de uma reunião de trabalho com representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para esclarecimentos sobre as novas chamadas do programa.
Até o dia 14 de setembro estão abertas chamadas para graduação sanduíche na Austrália, Alemanha, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido. O encontro funcionou para o esclarecimento de dúvidas, alinhamento do trabalho e recebimento de sugestões para as futuras chamadas.
Reuniões com os coordenadores são importantes momentos de ouvir a comunidade acadêmica, afirmou Manoel Barral diretor do CNPq (Foto: Guilherme Feijó – ACS/Capes)
A diretora de Relações Internacionais da Capes, Denise Neddermeyer ressaltou a importância de encontros desta natureza. “Essas reuniões são muito bem-vindas, ainda mais agora que estamos trabalhando no sentido de uniformizar as ações do programa no que tange à atuação da Capes e do CNPq”.
Neddermeyer destacou a aceitação internacional do programa “O Ciência sem Fronteiras colocou o Brasil na agenda educacional internacional, isso nos traz uma grande responsabilidade. A atuação dos coordenadores é fundamental para manter o nível dos alunos”, afirmou.
O Prof. Nilo Jeronimo Vieira esteve presente representando a Fatec São José dos Campos e o Centro Paula Souza